Associação das Empresas de
Transporte Coletivo Urbano de Bauru

Modalidades


Adotados desde junho de 2004, os cartões são oferecidos em diferentes modalidades, cada qual adequada a um perfil de usuário. Com a utilização dos cartões, o usuário paga tarifa menor do que a cobrada para pagamento em dinheiro nos coletivos. Atualmente, o usuário não paga pela primeira unidade do cartão eletrônico cadastrado em seu nome. Se a primeira via for inutilizada, a partir do segundo cartão é cobrada uma taxa fixada em oito tarifas comuns. 

Cartão cadastrado comum

O cartão cadastrado viabiliza a integração de viagens e pode ser bloqueado a pedido do usuário, tendo os créditos remanescentes transferidos para outra unidade.
O cadastro de usuário comum é feito na Loja da Transurb ou nos pontos de vendas instalados na livraria Jalovi do Centro, no Empório Cultural do Bauru Shopping nos supermercados Confiança e Panelão e no Dafae da Unesp . É necessária apresentação de CPF e RG, e uma primeira compra de créditos com mínimo de cinco tarifas. Na mesma rede de pontos de vendas os usuários poderão fazer a recarga de créditos, sempre que necessário.

Vale Transporte

O usuário do Vale Transporte é cadastrado pela própria empresa em que trabalha, e tem o recarrregamento de créditos feito em seu cartão diretamente pelas catracas eletrônicas. O cartão apresenta também permiter integração de viagens e eventual bloqueio da unidade em caso de perda ou roubo.

Cartão Escolar

Personalizado com a foto do usuário, o cartão de estudante é concedido a alunos matriculados em cursos regulares de 1º, 2º graus, profissionalizantes e universitários. Excetuam-se alunos de cursos livres. Com o uso do cartão, o aluno tem desconto de 50% na tarifa em até 50 viagens/mês, conforme a legislação municipal.
O primeiro cadastro de estudante deve ser feito apenas na Loja da Transurb, comparecendo o aluno para confecção de foto, e apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e declaração da escola em que está matriculado. Também deve ser feita uma primeira compra mínima de 15 créditos e no máximo 50 créditos/mês.
Nos anos seguintes, o estudante deve se recadastrar sempre, apresentando apenas a declaração de matrícula fornecida pela escola. O recadastramento, no início do ano, pode ser feito na Loja, ou na Jalovi do Centro, nos Supermercados Confiança, nos Supermercados Panelão, e no Bauru Shopping dentro da loja Emporio Cultural.

Cartão Avulso

O cartão avulso facilita deslocamentos eventuais; não exige cadastro, nem aceita recarga. apresentado em versões com 1, 2, 5, 10 ou 15 créditos tarifários, não permite integração de viagens e também não pode ser bloqueado. A tarifa básica é a mesma praticada para o cartão cadastrado; menor, portanto, que o pagamento em dinheiro nos coletivos.

 

Cadastros Especiais

Passe Cidadão - Idosos:
Apenas a Loja da Transurb realiza o cadastramento das pessoas a partir de 65 anos de idade, para usufruírem da gratuidade nos coletivos. Os solicitantes devem apresentar RG, foto 3X4 recente e um atestado de residência. A foto para o cartão personalizado é feita na hora, sendo liberado o cartão que tem a primeira via gratuita.

Passe Cidadão - Deficientes:
Pessoas com deficiências também têm isenção de tarifa no transporte coletivo de Bauru. É necessário que o beneficiário procure a entidade na qual é atendido ou a Sebes, para obtenção de cadastro, a ser levado na Loja da Transurb. É necessário comparecimento em pessoa, para confecção de foto e do cartão personalizado, que tem primeira via gratuita..

Cuidados com os cartões

Para evitar danos irreversíveis ao cartão, deve-se evitar mantê-lo muito próximo de telefones celulares ou de aparelhos elétricos como, por exemplo, geladeira, freezer, microondas, ou televisores, que podem alterar sua magnetização e invalidar o funcionamento. Eventualmente, se o usuário observar defeito não provocado pelo mau uso do cartão deve levá-lo até a Loja da Transurb, para a realização de testes e possível substituição.